Ludwig van Beethoven, nasceu na cidade de Bonn, Alemanha, em 1770.
Filho e neto de músicos, Beethoven aprendeu as primeiras notas ainda criança, no próprio lar, onde enfrentou grandes problemas como a morte precoce de três irmãos, a perda da mãe, vítima de tuberculose e o alcoolismo do pai.
Percebendo a aptidão do filho para a música, Johann van Beethoven, um homem muito severo e ríspido, passou a obrigá-lo a acordar cedo diaramente para estudar piano e violino durante longas horas.
Beethoven desenvolveu grande apreço pela 1a Arte e aos onze anos já era capaz de escrever músicas sozinho. Aos 21 mudou-se para Viena, capital mundial da música, para aperfeiçoar-se nos estudos, afirmando-se como pianista. Aos 26 começou a apresentar os primeiros sinais de surdez, fato que o abalou profundamente levando-o ao isolamento e à depressão, mas o amor à arte foi a sua salvação. Mesmo surdo e tachado como louco, Beethoven continuou a compor e ganhou o mundo com a sua magnífica obra, tornando-se um dos mais respeitados e influentes compositores de todos os tempos.
Dentre as suas composições mais conhecidas estão "Sonata ao Luar", "Para Elisa", a 5a e a 9a sinfonias. Beethoven foi o primeiro a unir o canto coral a uma sinfonia, acrescentando o poema Ode à alegria ao 4o movimento da 9a sinfonia.
O exímio compositor, viveu uma série de amores não correspondidos e nunca se casou, faleceu aos 56 anos, a causa de sua morte ainda é um grande mistério: cirrose alcoólica, sífilis, hepatite infecciosa, envenenamento são algumas das hipóteses.
Há dois filmes bastante conhecidos que retratam a história de Beethoven, são eles: Minha Amada Imortal (1994) e O segredo de Beethoven (2007), vamos assistir?
Há dois vídeos muito interessantes sobre o compositor no Youtube, confiram:
https://youtu.be/hG2TPELcmrA
https://youtu.be/hljIUF6xtR4
https://youtu.be/hG2TPELcmrA
https://youtu.be/hljIUF6xtR4
Em breve postarei minhas impressões sobre a "Sonata ao Luar".
Leia também
Sonata ao Luar (Moonlight)
Leia também
Sonata ao Luar (Moonlight)
0 comentários:
Postar um comentário
O que achou deste post? Deixe um recadinho para mim!