03 fevereiro 2017

Professores podem usar microfone?


Oi, pessoal! Tudo bem com vocês? 
Hoje vamos sobre um assunto polêmico: professores podem usar microfone na sala de aula?
Antes de responder a esta pergunta, quero compartilhar minha experiência. Em 2010, meu primeiro ano na rede pública, peguei uma sala numerosa e muito difícil, ainda inexperiente, me desgastei demais e acabei perdendo a voz. Após um exame do otorrino veio o diagnóstico: pólipo nas cordas vocais.
Pólipo vocal é uma espécie de 'verruga' ocasionada pelo mau uso da voz e só pode ser retirado com cirurgia (explicação do meu médico).
Fiquei muito abalada pois além de ser professora, também era clarinetista e corista, pensei que minha voz nunca mais fosse voltar ao normal.
Comecei a pedir a Deus que me curasse, pois sou uma pessoa de fé, mas nada acontecia. Os papeis já estavam prontos, todos os exames foram feitos e a cirurgia foi marcada.
Alguns dias antes, aconteceu algo inesperado: expeli o pólipo em casa mesmo, sem nenhum tipo de intervenção e minha voz imediatamente voltou ao normal. Liguei para o médico muito nervosa, ele só sabia dizer: 'é um milagre,  nunca vi isso acontecer!'
A partir deste momento, decidi comprar um microfone! Só quem já teve problemas com a voz sabe como é horrível não poder usar nosso principal instrumento de trabalho e comunicação. No início as crianças acharam engraçado, mas logo se acostumaram, desde então, nunca deixei meu microfone de lado e nunca mais perdi a voz. Inspirei várias colegas a utilizarem o aparelho que é super prático e muito eficiente. Hoje sou conhecida como a 'tia do microfone', já usei da Educação Infantil ao Ensino Fundamental e nunca tive problemas com alunos, pais ou direção por causa disso.
Agora sim respondo: professores não só podem como devem usar microfone! Além, é claro, de tomar outros cuidados com a voz como beber muita água, fazer exercício de aquecimento e desaquecimento, visitar o otorrino ou fonoaudiólogo pelo menos uma vez ao ano.
Eu uso o modelo TSI SUPERVOZ II. Em vídeo, mostrarei os detalhes. 

TSI SUPERVOZ II - auxiliar de voz para professores, palestrantes e todos que precisam de uma amplificação portatil para sua voz.

Inscreva-se no meu canal do Youtube para não perder nenhuma novidade!



Veja também



0 comentários:

Postar um comentário

O que achou deste post? Deixe um recadinho para mim!