Deserto do Atacama |
O planejamento
O planejamento é parte fundamental na realização de um sonho, então 6 meses antes comecei a pesquisar:
- Custos: passagens aéreas, traslados, hospedagem, alimentação, passeios, atrações, compras, seguro.
- Roteiros: museus, free walking tour, restaurantes, espetáculos, feiras, pontos turísticos.
- O que levar: roupas, calçados, produtos de higiene, remédios, equipamentos eletrônicos, documentos.
- Outros: regras para vôos internacionais, moeda, língua, costumes, comidas típicas, clima.
Para tanto, utilizei alguns sites como:
Hora da decisão
Com as informações em mãos, chegou a hora de tomar decisões:- Definir o destino: escolhi três cidades Buenos Aires (Argentina), Santiago e Deserto do Atacama (Chile).
- Escolher a data: viajei em julho de 2015 por causa das férias escolares, pois sou professora, mas recomendo viajar fora de temporada pois sai muito mais barato.
- Comprar as passagens aéreas: comprei pela Decolar
- Definir o tipo de hospedagem: pesquisei no Tripadvisor
- Reservar a hospedagem: fiz pelo Booking
- Contratar um seguro de viagem: optei pela Mondial Assistance porque vi várias recomendações na internet, mas confesso que um dia passei mal e não consegui contato.
- Escolher a forma de pagamento: optei pelo cartão de crédito (aqui vale uma observação: por se tratar de destinos internacionais todos os valores são cobrados em dólar e podem sofrer variações de acordo com a taxa de câmbio).
Operação cofrinho
A partir do momento em que soube quanto iria gastar nesta viagem, fiquei totalmente focada, guardei o dinheiro do 13o e das férias, não fiz nenhuma dívida para o ano da viagem, cortei gastos com coisas supérfluas como roupas, sapatos, maquiagem, cosméticos, manicure, cabeleireiro, presentes etc.
OrganizaçãoA organização é muito importante para não se atrapalhar no dia da viagem, assim resolvi:
- Criar uma pasta no computador para salvar todos os arquivos relacionados à viagem: pesquisas, documentos, passagens aéreas, reservas de hoteis, login e senha dos sites em que realizei as compras, check list, roteiros, mapas, contratos.
- Comprar uma pasta para guardar os documentos que precisaria portar no dia da viagem.
- Fazer uma lista dos itens que precisaria levar e outra dos itens que precisaria comprar antes da viagem.
Providências
Algumas providências são necessárias antes da viagem:
Algumas providências são necessárias antes da viagem:
- Habilitar o cartão de débito e crédito para uso no exterior.
- Verificar se o plano de saúde tem algum parceiro no país de destino.
- Verificar se o país de destino exige alguma vacina.
- Procurar uma casa de câmbio para adquirir a moeda do destino (isso também pode ser feito no próprio destino, mas recomendo levar uma pequena quantia para alguma emergência).
- Tirar passaporte (nos países da América do Sul não é necessário, pode-se viajar utilizando apenas o RG, mas eu quis tirar mesmo assim, especialmente para ter os carimbos dos países que iria conhecer...rs).
- Programar o pagamento das contas que vencerão no período da viagem.
- Suspender o recebimento de correspondências, serviços de internet, telefone e TV a cabo.
- Pegar receita médica atualizada para os remédios que serão levados.
- Fazer uma cópia de todos os documentos para o caso de roubo ou perda.
- Identificar a mala por dentro e por fora, fazer uma lista de todos os itens, fotografar aberta e fechada (isso ajuda muito no caso de extravio).
Por hoje é só! Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário e responderei o mais breve possível!
Nos próximos posts relatarei como foi minha chegada a Buenos Aires, o hotel que fiquei, os passeios que realizei, os lugares que conheci, o que comi, como me virei com o portunhol e é claro os perrengues passei.
0 comentários:
Postar um comentário
O que achou deste post? Deixe um recadinho para mim!