25 março 2017

Musicalização Infantil: ensinando as crianças através de centenas de linguagens



Em maio de 2008, participei de uma oficina de musicalização infantil no Conservatório Arte e Som de Ribeirão Preto, ministrada pela Profa. Nanci Brunholi. Neste post, compartilho algumas fotos e anotações sobre o evento.


OBJETIVO: ligar a linguagem musical à educação.


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: Pedagogia participativa.

INTRODUÇÃO

Para dar aula para crianças é preciso se apaixonar por elas. A música é a arte magna, todos os segmentos artísticos dependem dela. 
Todas as crianças devem participar do processo independente de suas limitações. As crianças são diferentes e precisam ser respeitadas.
Rotina é diferente de rotinização. A rotina é importante a rotinização não.

A música é uma linguagem não verbal, auxilia os processos cognitivos, é inerente ao ser humano, desenvolve o raciocínio lógico-matemático (Piaget), promove a integração música–professor–criança.

Aos 4 meses de vida, o bebê já desenvolveu a percepção auditiva. 
As crianças são holísticas, percebem e concebem de maneira global, gostam de atividades que mesclem as inteligências (Gardner): Música + Ritmo + Imagem + Som.

Ex.: música “Sopa” (Palavra Cantada): mescla rima, oralidade, poesia, música, marcha.



ELEMENTOS DA MÚSICA


· Som
· Silêncio
· Melodia
· Harmonia
· Ritmo

ATIVIDADES PARA TRABALHAR COM SONS

· Expedição sonora pelo ambiente (desenvolve percepção).
· Trabalhar os sons dos animais (Jogo Sinfonia dos Bichos que consiste em apresentar os sons dos bichos, promover visita ao zoológico, desenho dos animais, reprodução dos sons, o que resulta em uma leitura de partitura sonora).
· Jogo Sintonia (apresenta-se sons de instrumentos musicais para serem identificados nas fichas).
· Jogo Harmonizando (combinação de sons de instrumento para serem identificados nas fichas).
· Trabalhar os sons do corpo (Barbatuques).



PRÁTICAS MUSICAIS


Preparação para o canto: Relaxamento / Respiração
1º soltar o ar bem devagar com som de s
2º soltar o ar com som de z
3º soltar o ar com som de x
4º Soltar os braços
5º Elevar os ombros inspirando e sontando-os de uma vez respirando
6º Girar a cabeça 
7º Fazer fila indiana para que cada criança faça massagem no colega da frente: amassar o pão (massagear os ombros), karatê (golpe de karatê nas costas), com os dedos descer massageando a coluna.

Aquecimento vocal (Clique para obter partitura - arquivo Encore)
Ma-na-nhá
Me-né-nhé
Me-nê-nhê
mi-ni-nhi
mó-nó-nhó
mô-nô-nhô
um-nu-nhu

Pa pa pa pa
Pé pé pé pé
Pe pe pe pe
Pi
pó pó pó pó
pô pô
pu pu pu

*Variações: Ta ba fa

Produtos do Kit Sapeca (musicalização infantil)


Nanci Brunholi, reside em Dracena-SP, professora de Artes aposentada, criadora do Kit Sapeca.




0 comentários:

Postar um comentário

O que achou deste post? Deixe um recadinho para mim!