Corrigindo trabalhos acadêmicos de alunos de um curso de licenciatura, percebi que eles ainda cometiam erros básicos de escrita. Para auxiliá-los, elaborei algumas dicas. Pratique e seja um aluno nota 10!
· Identificação do aluno: coloque nome completo e número.
· Identificação da disciplina: coloque nome e código (Obs: os professores são responsáveis por muitas disciplinas e podem se confundir, guardando os trabalhos em pastas erradas).
· Verifique os erros apontados pelo corretor ortográfico.
· Cuidado com a coesão e a coerência.
· Confira no dicionário o significado das palavras que você não está acostumado a usar, pois podem ser empregadas erroneamente.
· Não confunda acento agudo (á) com crase (à).
· Não esqueça dos acentos (agudo, circunflexo etc...) nas palavras.
· Dê espaço no início de cada parágrafo.
· Priorize a entrega de textos digitados. Quando escritos à mão, deve-se ter grande preocupação com a legibilidade da letra e usar caneta, preferencialmente. Folha com ‘rebarba’ nem pensar.
· Atente para a identificação do texto, escreva sua referência usando as normas da ABNT.
Exemplo
SUPPIA, Alfredo Luiz Paes de Oliveira. A divulgação científica contida nos filmes de ficção. Cienc. Cult., São Paulo, v. 58, n. 1, Mar. 2006 . Disponível em: <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252006000100024&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 17 nov. 2015.
· Faça uso de linguagem formal, evite abreviações e vícios de internet.
· Sempre que usar uma sigla pela primeira vez no texto, seu significado deve vir entre parênteses.
Exemplo
FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo)
· Use letra maiúscula em nomes de eventos históricos.
Exemplo
Segunda Guerra Mundial
· Sempre releia o que escreveu.
· Na dúvida, consulte as Normas da ABNT.
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