Após entrar em contato com a lista "100 livros essenciais da literatura mundial", publicada pela Revista Bravo, resolvi explorar a biblioteca da escola onde trabalho para ver o que encontrava. Garimpando as prateleiras, fiquei pasma ao descobrir quase todas as obras que procurava, elas sempre estiveram ali, tão próximas a mim e eu nem dava bola!
Por onde começar? Entusiasmada como uma criança com brinquedo (celular?) novo, pensei em levar todos os livros para casa, mas sabia que era loucura e que não seria capaz de devorá-los de uma só vez, então com muita dor no coração e tomada por grande indecisão, acabei selecionando três: Crime e Castigo (Dostoiévski), O Retrato de Dorian Gray (Oscar Wilde) e História dos Treze (Balzac), o último não está na lista e sim o seu autor.
Ao sair da biblioteca, olhei com pesar para os livros que deixei para trás, tesouros empoeirados e esquecidos, e pensei "não fujam daí, eu voltarei"!
Diante desta experiência, encorajo a todos os meus amigos a explorarem a biblioteca do trabalho, do bairro, da cidade, também aquela prateleira velha em um cômodo qualquer ou a caixa abandonada no quartinho dos fundos. Não é necessário gastar dinheiro, há muitos tesouros literários próximos a vocês, basta desenterrá-los. Aproveitem a temporada de caça aos Pokémons e vá caçar alguns clássicos!
Se vocês já leram alguma das obras citadas, comentem o que acharam!
Leia também
Resenha Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis
0 comentários:
Postar um comentário
O que achou deste post? Deixe um recadinho para mim!