19 novembro 2016

MONOGRAFIA | Interdisciplinaridade e Transversalidade no Ensino de Ciências

RESUMO

NUNES, Míriam Navarro de Castro. Interdisciplinaridade e Transversalidade no Ensino de Ciências. 2014. 56 f. Monografia (Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola) – Universidade de São Paulo, Universidade Virtual do Estado de São Paulo, Ribeirão Preto, 2014.



Nos últimos anos, tem-se discutido a relevância do Ensino de Ciências, seus objetivos, currículo e metodologias em todos os níveis de escolaridade. O presente trabalho traz à luz o debate sobre o ensino de Ciências nas séries iniciais, verificando se os professores utilizam a transversalidade e a interdisciplinaridade no ensino dos conteúdos científicos, pesquisando referenciais teóricos que discutem os fundamentos e a aplicação de tais princípios e apresentando os benefícios da transversalidade e interdisciplinaridade no ensino de Ciências, neste nível de ensino. A pesquisa possui caráter qualitativo, os dados foram coletados por meio de um questionário, a análise de conteúdo na perspectiva de Bardin foi o método adotado. Participaram da pesquisa, sete professoras, que atuam do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública, situada na cidade de Ribeirão Preto-SP. Constatou-se que a visão tradicional de ensino e a fragmentação do saber ainda estão presentes na escola, no entanto, percebeu-se um movimento em direção à substituição destas práticas por outras baseadas nos princípios de interdisciplinaridade e transversalidade, embora ainda haja dúvidas e confusão quanto aos seus princípios metodológicos.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Interdisciplinaridade. Transversalidade.

Leia o texto na íntegra clicando no link a seguir
Interdisciplinaridade e Transversalidade no Ensino de Ciências


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