RESUMO
NUNES, Míriam Navarro de Castro. Interdisciplinaridade e
Transversalidade no Ensino de Ciências. 2014. 56 f. Monografia (Especialização
em Ética, Valores e Cidadania na Escola) – Universidade de São Paulo, Universidade
Virtual do Estado de São Paulo, Ribeirão Preto, 2014.
Nos
últimos anos, tem-se discutido a relevância do Ensino de Ciências, seus
objetivos, currículo e metodologias em todos os níveis de escolaridade. O
presente trabalho traz à luz o debate sobre o ensino de Ciências nas séries
iniciais, verificando se os professores utilizam a transversalidade e a
interdisciplinaridade no ensino dos conteúdos científicos, pesquisando
referenciais teóricos que discutem os fundamentos e a aplicação de tais
princípios e apresentando os benefícios da transversalidade e
interdisciplinaridade no ensino de Ciências, neste nível de ensino. A pesquisa
possui caráter qualitativo, os dados foram coletados por meio de um
questionário, a análise de conteúdo na perspectiva de Bardin foi o método
adotado. Participaram da pesquisa, sete professoras, que atuam do 1º ao 5º ano
do Ensino Fundamental, em uma escola pública, situada na cidade de Ribeirão
Preto-SP. Constatou-se que a visão tradicional de ensino e a fragmentação do
saber ainda estão presentes na escola, no entanto, percebeu-se um movimento em
direção à substituição destas práticas por outras baseadas nos princípios de
interdisciplinaridade e transversalidade, embora ainda haja dúvidas e confusão
quanto aos seus princípios metodológicos.
Palavras-chave:
Ensino de Ciências. Interdisciplinaridade. Transversalidade.
Leia o texto na íntegra clicando no link a seguir
Interdisciplinaridade e Transversalidade no Ensino de Ciências
Interdisciplinaridade e Transversalidade no Ensino de Ciências
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