18 novembro 2016

MONOGRAFIA | A relevância do trabalho psicopedagógico na escola

CASTRO, Míriam Navarro de. A relevância do trabalho psicopedagógico na escola. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) – Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão Preto, SP, 2009.




O presente trabalho tem por objetivo contribuir para a divulgação da Psicopedagogia, principalmente no âmbito institucional escolar; conhecer os principais problemas e dificuldades que alguns professores, psicopedagogos e diretores enfrentam em seu trabalho; coletar opiniões de professores e diretores sobre profissionais que em parceria com a escola poderiam auxiliá-los na superação destes problemas e dificuldades; reunir relatos de experiências de trabalhos psicopedagógicos bem sucedidos em instituições educativas; contribuir para a conscientização de profissionais que atuam na educação sobre a necessidade e relevância do trabalho do psicopedagogo na escola. Para tanto, realizamos uma pesquisa em parte da literatura disponível sobre o tema e distribuímos três tipos de questionários para 15 profissionais que trabalham com educação, sendo 2 diretoras, 10 professoras e 3 psicopedagogas. A partir dos dados obtidos buscamos apresentar e discutir parte da história da Psicopedagogia, seu campo teórico, possibilidades de atuação, a função da escola, a Psicopedagogia Institucional segundo a visão sistêmica, a função e a importância do psicopedagogo na escola diante dos problemas que os profissionais participantes da pesquisa enfrentam atualmente.

Palavras-chave: Psicopedagogia Institucional. Escola. Problema de Aprendizagem.

Leia o texto na íntegra, clicando no link a seguir


0 comentários:

Postar um comentário

O que achou deste post? Deixe um recadinho para mim!