NUNES, Míriam Navarro de Castro. Memorizar-Imaginar-Criar:
Investigações sobre memória e ensino de Ciências nas séries iniciais. 2016.
101 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras,
Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2016.
O presente trabalho visa investigar os processos mnemônicos
em atividades de ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental, a
partir dos contributos da abordagem histórico-cultural, tendo como objetivos
específicos: a) Investigar os processos mnemônicos em atividades de ensino de
Ciências; b) Compreender os impactos da mediação pedagógica no processo de
apropriação e elaboração do conhecimento científico; c) Identificar as
contribuições do ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada com a participação
de aproximadamente 30 crianças, com idade entre 9 e 10 anos, pertencentes a uma
escola pública de Ribeirão Preto-SP. O trabalho empírico consistiu na
realização de um projeto sobre o corpo humano, em termos metodológicos
optou-se pela abordagem qualitativa-participante, utilizando videogravações
como instrumento de coleta de dados e a microgenética como método de análise; as
atividades foram videogravadas, transcritas e organizadas em episódios. Os
resultados mostraram que: a) os
processos mnemônicos em sala de aula vão muito além do ato de decorar/reproduzir, estando relacionados
a muitas outras funções psicológicas tais como percepção, comparação,
abstração, imaginação, sendo fundamentais para a construção de relações e
significados, a elaboração conceitual, a formação do pensamento teórico e
sistematizado e a criação humana; b) a mediação pedagógica ocorre por
meio do gesto, da demonstração, do diálogo, dos recursos e estratégias
utilizadas pelo professor em sala de aula, também na interação entre crianças
em diferentes fases de desenvolvimento, por meio do apoio mútuo, do confronto de
ideias, da imitação, da criação de estratégias e auxiliares mnemônicos
próprios, contribuindo
significativamente no processo de apropriação e elaboração do
conhecimento científico; c) o ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino
Fundamental amplia a leitura do universo e a compreensão da realidade com
vistas à transformação social, propicia a formação do pensamento teórico e
sistematizado, a elaboração conceitual, o desenvolvimento de funções
psicológicas superiores e o desenvolvimento humano como um todo, além de favorecer
a realização de atividades que estimulam a memória, a imaginação e a criação
humana.
Palavras-chave:
Memória. Ensino de Ciências. Alfabetização Científica. Abordagem
Histórico-Cultural.
Texto completo disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-19092016-155349/pt-br.php>
Texto completo disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-19092016-155349/pt-br.php>
Interessante.
ResponderExcluirMuito bom, parabéns!
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