04 janeiro 2017

Trilhando os caminhos do mestrado



Neste post dou algumas dicas para quem está pensando em fazer mestrado em uma universidade pública.

Enquanto estiver na graduação

1)      Cadastre seu currículo na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br/)
O currículo Lattes é o seu histórico profissional e acadêmico, será solicitado sempre que você quiser se inscrever em uma disciplina, grupo de estudos ou processos seletivos relacionados ao meio acadêmico. Registre todos os cursos, congressos, palestras e eventos científicos relacionados à sua área de interesse, que você participou e tem como comprovar.

2)      Procure um professor bacana e de confiança e diga que tem interesse em fazer pesquisa e escrever artigos e peça para ele te orientar e se possível escrever em parceria com você. Depois de escrever seus artigos, tente enviá-los para congressos e eventos acadêmicos ou revistas, busque publicações, isso conta muitos pontos no processo seletivo. Comece por eventos da faculdade, locais, regionais, nacionais e finalmente os internacionais.

3)      Se a sua faculdade oferecer um programa de iniciação científica, faça parte dele, isso conta muito no currículo.

4)      Participe de todas as palestras e congressos relacionados à sua área, aproveite os eventos da faculdade que oferecem certificados, guarde todos eles ordenadamente, pois no futuro você precisará deles.

5)      Dedique-se, tire boas notas, faça seu networking com os professores, eles têm contatos e podem te indicar para outros professores no futuro.

6)      Capriche no seu TCC, ele será a sua primeira pesquisa científica, não perca tempo, pense em um tema que tenha algo em comum com o programa de mestrado, o orientador e a universidade que deseja para o futuro. Quando terminar, transforme-o em um artigo e publique. Veja este esquema para planejar seu TCC. Eu o utilizei para fazer a monografia da última pós-graduação que cursei. Ela virou artigo e está sendo analisada por uma revista científica.

Planejamento da Monografia

Tema
Transversalidade e Interdisciplinaridade no ensino de Ciências
Pesquisadora: Míriam Navarro de Castro Nunes
Problema de pesquisa

Os professores das séries iniciais utilizam a transversalidade e a interdisciplinaridade no ensino de Ciências?
Hipótese
Supõe-se que, o ensino de Ciências ainda é tratado de forma fragmentada e tradicional tendo pouca ou nenhuma relação com outras disciplinas e campos de conhecimento.
Objetivo geral
Verificar se os professores das séries iniciais utilizam a transversalidade e a interdisciplinaridade no ensino de Ciências.
Objetivos específicos

Verificar através de questionários se os professores das séries iniciais utilizam a transversalidade e a interdisciplinaridade no ensino de Ciências.
Pesquisar referenciais teóricos que discutam o uso da transversalidade e interdisciplinaridade no ensino de Ciências.
Apresentar os benefícios do uso da transversalidade e interdisciplinaridade no ensino de Ciências, apontados pelos referenciais teóricos estudados.

Método de pesquisa
Método qualitativo combinado com análise de conteúdo (Bardin).
Instrumento de coleta de dados
Questionário, pesquisa bibliográfica.
Contexto de pesquisa – (Escolha dos sujeitos: Quem são eles? Por que escolheu?
Local da pesquisa: onde será realizada?)
A pesquisa será realizada em uma escola municipal de Ribeirão Preto tendo como público-alvo um grupo de aproximadamente seis professoras das séries inicias.
A escolha do local e público-alvo deve-se ao fato da pesquisadora pertencer a esta instituição e perceber o interesse do grupo por pesquisas que contribuam em sua prática pedagógica.

Textos a serem estudados sobre o tema
ARAÚJO, U. F. Temas transversais e a estratégia de projetos. São Paulo: Moderna, 2003.

BRASIL. MEC. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª a 4ª séries). Brasília: MEC/SEF, 1997, 10 volumes.
CORRÊA. Simone. Ensino de Ciências: perspectivas na prática Interdisciplinar. Nilópolis, 2011. 77 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, 2011.

ZANON, D. A. V.; FREITAS, D. A aula de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: ações que favorecem a sua aprendizagem. Revista Ciências e Cognição, Rio de Janeiro, v.10, p. 93-103, 2007. Artigo disponível em <http://www.cdcc.usp.br/maomassa/doc/m317150.pdf>. Acesso em: mar. 2014.


·         Obs: Para saber mais sobre métodos de pesquisa e instrumentos de coletas de dados leia:
Livro: Iniciação à Pesquisa Científica – Elisa Pereira Gonsalves
Se você ler este livro, ficará bem informado sobre pesquisa científica!


Escrevendo um artigo
1)      Se aproprie das normas acadêmicas, tenha sempre em mãos a última versão do manual da ABNT.

2)      Leia muitos artigos sobre o tema que te interessa, veja as referências bibliográficas que estão sendo utilizadas e vá direto à fonte, ou seja, leia os autores consagrados, citados nos artigos. Um site para bom pesquisar os artigos é o http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_home&lng=pt&nrm=iso
Faça um resumo ou mapa mental de todas as leituras que achar interessante para o seu artigo. Anote todas as referências.
Site para fazer mapa mental: https://www.goconqr.com/pt-BR

3)      Hora de colocar a mão na massa!
a)      Escolha um tema
b)      Justifique sua importância
c)      Defina os objetivos
d)     Escolha o método (inicialmente a pesquisa bibliográfica é a melhor opção)
e)      Divida o tema em alguns tópicos
f)       Desenvolva o tema a partir dos artigos e livros lidos, sempre fundamentando suas ideias com citações e referências a outros autores.
g)      Na conclusão faça uma reflexão crítica e de preferência uma contribuição pessoal para o tema abordado.
h)      Peça para um professor revisá-lo e dar novas contribuições.

Obs: Estas são apenas dicas iniciais, existem técnicas e métodos para a realização de cada uma destas etapas, por isso, busque ajuda de um especialista.
Existe um curso online gratuito que ensina a escrever artigos  (http://www.escritacientifica.com/pt-BR/?option=com_content&view=article&id=6&Itemid=113 ), tem muitos vídeos no Youtube e sites que ajudam neste sentido.
Recomendo este site que tem várias informações importantes para quem deseja ingressar no mestrado, ele me ajudou bastante.

Quando estiver terminando a graduação ou depois de terminar
1)      Ingresse em um grupo de estudos da universidade que você pensa em fazer o mestrado ou inscreva-se como aluno especial/ouvinte, tente criar vínculo com algum professor pelo menos um ano antes de participar do processo seletivo para que ele possa te orientar em seu projeto de pesquisa. Estude inglês caso a universidade exija esta habilidade, prepare-se para o processo seletivo conversando com pessoas que já passaram por ele, lendo os editais anteriores, pesquisando a bibliografia indicada.

2)      Saiba tudo sobre o seu orientador, leia o currículo lattes, os artigos e a tese dele, entenda qual é a sua linha de pesquisa e apresente uma proposta de pesquisa, peça orientação na elaboração de seu projeto.

Neste vídeo conto a minha experiência!



Leia também


3 comentários:

  1. Estou terminando o primeiro período de Pedagogia. E futuramente quero adentrar o mestrado! Gostei das dicas!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Miriam, seus vídeos e escritos tem me ajudado muito, obrigada pelo trabalho.

    ResponderExcluir

O que achou deste post? Deixe um recadinho para mim!