Neste post dou algumas dicas para quem está pensando em fazer mestrado em uma universidade pública.
Enquanto estiver na
graduação
O currículo Lattes é o seu histórico
profissional e acadêmico, será solicitado sempre que você quiser se inscrever
em uma disciplina, grupo de estudos ou processos seletivos relacionados ao meio
acadêmico. Registre todos os cursos, congressos, palestras e eventos
científicos relacionados à sua área de interesse, que você participou e tem
como comprovar.
2) Procure
um professor bacana e de confiança e diga que tem interesse em fazer pesquisa e
escrever artigos e peça para ele te orientar e se possível escrever em parceria
com você. Depois de escrever seus artigos, tente enviá-los para congressos e
eventos acadêmicos ou revistas, busque publicações, isso conta muitos pontos no
processo seletivo. Comece por eventos da faculdade, locais, regionais,
nacionais e finalmente os internacionais.
3) Se
a sua faculdade oferecer um programa de iniciação científica, faça parte dele,
isso conta muito no currículo.
4) Participe
de todas as palestras e congressos relacionados à sua área, aproveite os
eventos da faculdade que oferecem certificados, guarde todos eles ordenadamente,
pois no futuro você precisará deles.
5) Dedique-se,
tire boas notas, faça seu networking com os professores, eles têm contatos e
podem te indicar para outros professores no futuro.
6) Capriche
no seu TCC, ele será a sua primeira pesquisa científica, não perca tempo, pense
em um tema que tenha algo em comum com o programa de mestrado, o orientador e a
universidade que deseja para o futuro. Quando terminar, transforme-o em um
artigo e publique. Veja este esquema para planejar seu TCC. Eu o utilizei para
fazer a monografia da última pós-graduação que cursei. Ela virou artigo e está
sendo analisada por uma revista científica.
Planejamento da Monografia
Tema
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Transversalidade e Interdisciplinaridade no ensino de Ciências
Pesquisadora: Míriam Navarro de Castro Nunes
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Problema de pesquisa
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Os professores das séries iniciais utilizam a transversalidade e
a interdisciplinaridade no ensino de Ciências?
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Hipótese
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Supõe-se que, o ensino de Ciências ainda é tratado de forma
fragmentada e tradicional tendo pouca ou nenhuma relação com outras
disciplinas e campos de conhecimento.
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Objetivo geral
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Verificar se os professores das séries iniciais utilizam a
transversalidade e a interdisciplinaridade no ensino de Ciências.
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Objetivos específicos
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Verificar através de questionários se os professores das séries
iniciais utilizam a transversalidade e a interdisciplinaridade no ensino de
Ciências.
Pesquisar referenciais teóricos que discutam o uso da
transversalidade e interdisciplinaridade no ensino de Ciências.
Apresentar os benefícios do uso da transversalidade e
interdisciplinaridade no ensino de Ciências, apontados pelos referenciais
teóricos estudados.
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Método de pesquisa
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Método qualitativo combinado com análise de conteúdo (Bardin).
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Instrumento de coleta de
dados
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Questionário, pesquisa bibliográfica.
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Contexto de pesquisa – (Escolha dos sujeitos: Quem são eles?
Por que escolheu?
Local da pesquisa: onde será realizada?)
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A pesquisa será realizada em uma escola municipal de Ribeirão
Preto tendo como público-alvo um grupo de aproximadamente seis professoras
das séries inicias.
A escolha do local e público-alvo deve-se ao fato da
pesquisadora pertencer a esta instituição e perceber o interesse do grupo por
pesquisas que contribuam em sua prática pedagógica.
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Textos a serem estudados
sobre o tema
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ARAÚJO,
U. F. Temas transversais e a estratégia de projetos. São Paulo: Moderna,
2003.
BRASIL. MEC. Ministério da Educação e
do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª a 4ª séries). Brasília:
MEC/SEF, 1997, 10 volumes.
CORRÊA. Simone. Ensino de Ciências:
perspectivas na prática Interdisciplinar. Nilópolis, 2011. 77 p. Dissertação
(Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Rio de Janeiro, 2011.
ZANON,
D. A. V.; FREITAS, D. A aula de ciências nas séries iniciais do ensino
fundamental: ações que favorecem a sua aprendizagem. Revista Ciências e
Cognição, Rio de Janeiro, v.10, p. 93-103, 2007. Artigo disponível em
<http://www.cdcc.usp.br/maomassa/doc/m317150.pdf>. Acesso em: mar.
2014.
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Obs: Para
saber mais sobre métodos de pesquisa e instrumentos de coletas de dados leia:
Livro: Iniciação à Pesquisa
Científica – Elisa Pereira Gonsalves
Se você ler este livro, ficará
bem informado sobre pesquisa científica!
Escrevendo um artigo
1) Se
aproprie das normas acadêmicas, tenha sempre em mãos a última versão do manual
da ABNT.
2) Leia
muitos artigos sobre o tema que te interessa, veja as referências
bibliográficas que estão sendo utilizadas e vá direto à fonte, ou seja, leia os
autores consagrados, citados nos artigos. Um site para bom pesquisar os artigos
é o http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_home&lng=pt&nrm=iso
Faça um resumo ou mapa mental de todas as
leituras que achar interessante para o seu artigo. Anote todas as referências.
O que é mapa mental: http://vestibular.uol.com.br/noticias/redacao/2013/06/03/mapa-mental-possibilita-memorizar-em-longo-prazo-conteudos-para-o-vestibular.htm#fotoNav=1
Site para fazer mapa mental: https://www.goconqr.com/pt-BR
3) Hora
de colocar a mão na massa!
a) Escolha
um tema
b) Justifique
sua importância
c) Defina
os objetivos
d) Escolha
o método (inicialmente a pesquisa bibliográfica é a melhor opção)
e) Divida
o tema em alguns tópicos
f) Desenvolva
o tema a partir dos artigos e livros lidos, sempre fundamentando suas ideias
com citações e referências a outros autores.
g) Na
conclusão faça uma reflexão crítica e de preferência uma contribuição pessoal
para o tema abordado.
h) Peça
para um professor revisá-lo e dar novas contribuições.
Obs: Estas são apenas dicas iniciais, existem técnicas e
métodos para a realização de cada uma destas etapas, por isso, busque ajuda de
um especialista.
Existe um curso online gratuito que ensina a escrever
artigos (http://www.escritacientifica.com/pt-BR/?option=com_content&view=article&id=6&Itemid=113
), tem muitos vídeos no Youtube e sites que ajudam neste sentido.
Recomendo este site que tem várias informações importantes
para quem deseja ingressar no mestrado, ele me ajudou bastante.
Quando estiver terminando a graduação ou
depois de terminar
1) Ingresse
em um grupo de estudos da universidade que você pensa em fazer o mestrado ou
inscreva-se como aluno especial/ouvinte, tente criar vínculo com algum
professor pelo menos um ano antes de participar do processo seletivo para que
ele possa te orientar em seu projeto de pesquisa. Estude inglês caso a
universidade exija esta habilidade, prepare-se para o processo seletivo
conversando com pessoas que já passaram por ele, lendo os editais anteriores,
pesquisando a bibliografia indicada.
2) Saiba
tudo sobre o seu orientador, leia o currículo lattes, os artigos e a tese dele,
entenda qual é a sua linha de pesquisa e apresente uma proposta de pesquisa,
peça orientação na elaboração de seu projeto.
Neste vídeo conto a minha experiência!
Estou terminando o primeiro período de Pedagogia. E futuramente quero adentrar o mestrado! Gostei das dicas!
ResponderExcluirQue bom que gostou, Isaque!! Desejo boa sorte!!
ExcluirMuito bom Miriam, seus vídeos e escritos tem me ajudado muito, obrigada pelo trabalho.
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